Cirurgia de catarata
O que é a catarata e como é a cirurgia para a sua correção.
Cirurgia de catarata
- Catarata
A Catarata é uma doença muito comum e a principal causa de cegueira reversível em nosso meio. A sua principal causa é o envelhecimento, sendo mais comum após os 60 anos. No entanto, muitas doenças podem acelerar a Catarata (diabetes, traumas, etc.)
Nesse processo, a lente natural interna do olho (Cristalino) perde progressivamente a transparência, impedindo a entrada adequada dos raios luminosos. Assim como um vidro fosco, impossibilita a formação de uma imagem nítida no fundo de olho e, consequentemente, há perda visual.
Correção cirúrgica:
O princípio da Cirurgia de Catarata consiste em remover o conteúdo opaco do Cristalino e substituí-lo por uma lente intraocular.
Para isso, é realizado um corte microscópico com bisturi ou laser. Através desse mesmo corte, o cirurgião consegue remover o material opaco e implantar a lente. Em geral a cicatrização do corte é espontânea e não exige pontos, raramente havendo desconforto relevante no pós operatório.
A lente implantada é específica para cada caso e visa, além de corrigir o embaçamento, reduzir o grau dos óculos.
Como em qualquer procedimento cirúrgico há riscos envolvidos. Motivo pelo qual deve ser realizado por profissional experiente e capacitado, a fim de minimizar esses riscos.
Cuidados pós operatórios também são essenciais para uma recuperação segura, como uso de colírios, evitar manipulação do globo e traumas e contato com possíveis contaminantes do ambiente (poeira, sujeiras, etc.)