Cirurgia de pálpebra

Quais são as principais imperfeições relacionadas e como é feita a correção cirúrgica.

Cirurgia de pálpebra

  • Imperfeições na pálpebra
  • Blefarocalase

Dentre as alterações mais comuns, está a blefarocalase – excesso de pele e gordura nas pálpebras – tipicamente associada ao envelhecimento.

A Blefaroplastia é a cirurgia de correção dessa doença, que retira o excesso de pele e bolsas de gordura ao redor dos olhos. Possui como foco principal a estética, realçando o olhar e melhorando o campo de visão em alguns pacientes. 

 

  • Tumores palpebrais

Outras doenças comuns são tumores (cistos, nódulos, caroços) nas pálpebras que podem ser benignos ou malignos e devem ser retirados para o diagnóstico correto. Cada caso necessita de uma avaliação específica.

  • Ptose

A ptose, outra doença da pálpebra, é quando a pálpebra fica caída sobre os olhos. Esta pode surgir desde o nascimento ou se desenvolver no decorrer da idade. A correção cirúrgica envolve a manipulação dos músculos responsáveis pelo movimento das pálpebras, fortalecendo a sua função.

  • Entrópio e Ectrópio

Entrópio é quando a pálpebra vira para dentro e os cílios ficam tocando os olhos e ectrópio, quando a pálpebra vira para fora e o fechamento palpebral é incompleto levando a lesões corneanas. As cirurgias de correção envolvem o reposicionamento adequado da pálpebra, evitando o contato dos cílios com o globo ocular.